O G. E. Tangará esteve presente no ARSC 2013 (Acampamento Regional de Santa Catarina, que acontece a cada 4 anos). O tema dessa edição foi Centenário do escotismo em Santa Catarina, já que foi há 100 anos atrás que o professor Kurt Böettner levou para seus alunos em Blumenau o movimento de BP.
O acampamento foi entre os dias 26 e 28 de julho de 2013 e aconteceu em Rio Negrinho, no Norte do estado. Mas como moramos apenas 450km de distância da cidade o nosso grupo iniciou a viagem quinta-feira de madrugada e chegou as 10:00hrs da manhã de sexta-feira.
E foi muito muito muito muito muito muito legal. Sexta ás 11:00hrs foi a Cerimônia de Abertura e ás 13:30hrs começaram as atividades. Como havia muitos sêniores (350) as patrulhas foram divididas em sub-campos e elas tinham as atividades em turnos diferentes.O sub-campo da patrulha K3 foi o Brownsea e a nossa primeira atividade foi Jogos. As patrulhas foram misturadas e era meio que olimpíadas, porque tinha 5 jogos (Labirinto, Angry Birds, Quadribol, Queimada de Guache e Vôlei ás cegas) e a cada competição a patrulha que ganhava ia acumulando pontos, no final foi premiado terceiro, segundo e primeiro lugar, os quais eu não me lembro quais patrulhas ganharam kk. De noite houve o Festival de Bandas, que alguns grupos compuseram (sim, essa conjugação existe hahah) músicas sobre o Centenário do Escotismo em SC, a vencedora foi a banda Seu Mathias (como eu adorei o nome dessa banda).
Sábado de manhã, ás 7:00hrs, foi a Alvorada e ás 8:30hrs começaram as atividades. De manhã foi bases militares, onde a gente teve instruções sobre sobrevivência e camuflagem e fizemos uma corrida de obstáculos e Paintball. De tarde foi a Jornada de poucos 16 km (kk), e cada patrulha recebeu um mapa de Rio-Negrinho para chegar até a antiga estação rodoviária e lá procurar e responder algumas perguntas sobre o escotismo em SC. De noite foi a Festa Sênior e o Fogo de Conselho, que foi lindo. Imagina 1.195 escoteiros cantando a Canção da Despedida...
Domingo, o último dia :(, ás 8:30hrs nós construímos aviões (em miniatura kk) e bumerangues, o qual aprendemos a lançar. Ás 15:00hrs foi o Culto Eculmênico com o Padre Edigard e logo após o Encerramento.
É óbvio que com esse texto eu não consegui resumir um decímetro cúbico (uma unidade muito pequena kk) do que foi o ARSC. Mas, eu, que nunca tinha ido em um acampamento que reunisse tantos grupos e escoteiros, não consigo medir as minhas palavras pra explicar o que eu senti nos três dias, é como se fosse uma gigante bola de alegria, animação, amizade, lealdade, aventura e tudo oque o movimento escoteiro prega. Nunca vou esquecer as amizades e os laços que criei lá. E eu realmente espero que o "bem cedo junto ao fogo tornaremos a nos ver" seja muito mais breve do que eu imagino.
(Tropa dos perdidos, que caminhou uns 4km a mais na jornada hahah)
*obs.: As fotos, algumas eu peguei na página oficial do ARSC no facebook, e outras são da autoria da Patrulha K3.
SAPS





Nenhum comentário:
Postar um comentário